- Área: 5300 m²
- Ano: 2017
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Fotografias:Guillaume Guerin, Maria Temtunic
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Fabricantes: Saint-Gobain, Tarkett
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Complexo Escolar Pierre-Perret projetado por Philippe Ameller e Jacques Dubois na cidade suburbana de Serris, à leste de Paris, não aparenta ser um objeto particularmente alienígena ou extravagante: é um edifício baixo com discreta cobertura de contornos arqueados, muita madeira, agradáveis superfícies de vidro e cores alegres. Mas o contexto urbano faz deste novo edifício quase um OVNI, uma vez que a escola fica próxima à Disneyland de Paris.
Desde a sua inauguração em 1992, este notório parque de diversões não só tem sido uma verdadeira ferramenta de desenvolvimento urbano mas também tem direcionado uma estética peculiar. Os próprios arquitetos falam do assentamento urbano como "uma caricatura da arquitetura clássica parisiense, conhecida como o estilo de Haussmann", que emergiu aqui recentemente. Na área, uma totalidade de 2000 apartamentos foram construídos no entorno da escola. Edifícios de três à quatro pavimentos alternados com vazios urbanos com decorações classicistas se alinham ao longo de ruas precisas, dificilmente escondendo grandes espaços de estacionamentos e centros de compras em seus fundos.
Nesta área artificial, os arquitetos desafiaram o gosto prevalecente local com esta nossa escola.
O desenho segue os princípios estabelecidos de uma edificação escolar, dispondo suas funções em volumes construídos e em espaços externos atrativos. O acesso ao complexo escolar é pelo lado sul, através de um grande foyer em vidro. À esquerda está um edifício térreo com planta em L para a creche, implantação que abraça um playground. À direita, o edifício alongado de dois pavimentos que abriga as demais atividades da escola. No pavimento superior deste estão as salas de aula, e entre as duas alas está um pátio com algumas árvores já maduras. A materialização e disposição das cores revelam a ambição dos projetistas em criar um ambiente caloroso e convidativo. As fachadas foram generosamente trabalhadas com madeira de lariço e uma abundância de cor está presente tanto nos interiores quanto nos interiores.
O projeto é claramente concebido como um contraponto aos temas arquitetônicos e urbanos desta área da Disney que pode ser compreendido como didático: um objeto estranho com uma missão, instalado entre fachadas de arquitetura artificial, fortemente acreditando em suas qualidades de linguagem arquitetônica contemporânea, como um primeiro passo em direção ao aprendizado e ação criativa desde educação primária das crianças. Não apenas as cores e o uso de madeira e vidro no edifício, mas a estrutura em si marca um contraste distinguível com a linguagem do entorno.